contos, pseudojornalismo

Medo de Avião

Quando questionado sobre seu medo de avião, ele preferiu evitar o tema, dizendo que não havia nada a ser acrescentado ou que pudesse confortar as pessoas que compartilhavam desse mesmo medo.  “Mas as estradas brasileiras são todas esburacadas, é muito mais perigoso viajar de carro”, disse o entrevistador. “Sim, mas são buracos em alguns trechos do caminho, enquanto que no céu, o buraco está sempre embaixo de você”, disse o artista.

Certa vez, estava num avião indo até Campinas, não por vontade própria, mas por uma questão logística da empresa de aviões que insistia que seus clientes conhecessem outros aeroportos e assim, pudessem economizar alguns trocados.  O piloto avisara sobre as turbulências que seriam sentidas nos próximos minutos. Estava relativamente calmo, até que a tremedeira da aeronave aumentou, e eu comecei a ter pensamentos pessimistas. Visualizei o avião caindo naquela cidade desconhecida, as pessoas gritando e clamando ajuda para seus deuses, a expressão de terror nos olhos das aeromoças-teoricamente-treinadas-para-suportar-situações-como-essa, a criança pegando na mão do seu pai e não podendo ver a mãe que está esperando eles no aeroporto, as notícias nos telejornais do dia seguinte.

Mas eu estava sozinho naquele avião. Não tinha uma mão de mãe para apertar nos segundos anteriores a explosão, tão pouco um último abraço na minha amada esposa. Não quero morrer, mas se tiver que acontecer (e um dia isso ainda deve ocorrer), peço que haja algum tipo de significado poético que reconforte de alguma forma as pessoas que permanecerem aqui. Se os pensadores dizem que a vida é sem sentido, tudo bem, mas quero uma morte minimamente linda. Não faça isso acontecer quando estiver sozinho num avião indo para uma cidade feia, sem parentes ou amores próximos, num vôo promocional, sem direito a lanchinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s