contos

São 4:25 da Manhã e Não Consigo Dormir

Que horas são? 4:25? Estou há 4 horas nessa cama e não consigo dormir. Nunca pensei que fosse ter insônia. Minha hiperatividade me impedia. Chegava à hora de dormir e eu empacotava. Sempre tive sono pesado, cheguei até a ser sonâmbulo uma época. Minha mãe me acordava perguntando quem tinha mijado na lixeira do lado da privada. Agora tenho insônia, só durmo quando precisam que eu durma. Sozinho, fico nesses meus pensamentos e simplesmente não durmo. O legal é que agora eu não só penso, mas escuto uma voz narrando tudo pra mim ou pra sei lá quem mais quiser me ouvir. Continuo sem conseguir organizar meus pensamentos, mas pelo menos agora minha vida parece um livro ou um filme. Provavelmente um filme ruim, daqueles lentos, sem ritmo e que poucos agüentam assistir até o final. Eu sou um desses, afinal estou curioso pra ver como tudo vai acabar. Odeio finais felizes, mas sei lá, pra mim acho que seria uma boa. Vamos ver. Por enquanto tudo vai mal, como naquela canção do Caetano, como é o nome mesmo? Ah, daí já é pedir demais. Funciona mais ou menos assim: se eu lembro do Caetano Veloso ou até de um pedaço de uma música dele, me pedir pra saber o nome dessa mesma música já é demais.

Preciso de ajuda. Tem um psicólogo na empresa que atende os funcionários, até já fui uma época nele, mas não adiantou. Continuo na mesma. Já freqüentei templos religiosos, fui até na igreja daquele meu amigo crente. Não sei se meu problema se enquadra na categoria de problemas-que-possam-ser-resolvidos-com-métodos-tradicionais, tipo ajuda profissional ou mesmo religião ou qualquer outra forma de crença. Não quero supervalorizar meu problema, mas eu realmente acho que ele seja diferente dos outros. Paranóico? Hipocondríaco? Me chame do que quiser. Meus sintomas não são diferentes. Como já falei, tenho insônia e minha memória está cada vez pior. Bom, isso também acontece com muita gente. Mas essas pessoas fazem tratamento, tomam remédios, vão a igrejas e geralmente um dia se curam. Já fiz tudo isso e como disse, continuo na mesma. Talvez eu realmente devesse parar de me preocupar tanto. 4:40. Gosto do silêncio dessas horas. A sensação é que o mundo deu uma parada, como se ele estivesse cansado da correria do dia e pedisse sossego, pelo menos por algumas horas. Nesse silêncio consigo escutar meus pensamentos, o estranho é que o narrador dessa história sou eu mesmo. Antes, tudo era apenas um furacão de idéias picotadas, sem advérbios ou conjunções que as fizessem ter ao menos uma estrutura literária. Ah, como eu amo essa estrutura literária! Pelo menos agora posso ficar parado nessa cama, durante horas, só acompanhando meus pensamentos narrados disciplinarmente por esse cara que vocês estão conhecendo agora. Vocês? Não sei como posso acreditar que alguém, além de mim é claro, possa se interessar por uma história tão sem sentido como essa.

4 comentários sobre “São 4:25 da Manhã e Não Consigo Dormir

  1. Como em “Sinais”, você tem que abrir os seus olhos. O homem nao é apenas feita de carne e osso, mas idéias principalmente. Nossa visao de mundo se reflete frequentemente em nós. Quanto à natureza espiritual, só posso dizer que existe um caminho, mas nao vai ser fácil.

  2. Li toda a sua historia, pois a minha não é muito diferente, nao aguento mais escutar pessoas normais dormir e eu tomar tudo quanto é tipo de remedio e ficar feito uma zumbi na casa..

Deixe um comentário

