filmes

I Love You Souza Cruz

“O Golpista do Ano” é outro péssimo exemplo de tradução de nome de filme aqui no Brasil. O título original (I Love You Phillip Morris) traduz muito melhor sobre o que realmente a película se trata. O cartaz de divulgação é outra decepção, já que nele parece estarmos diante de outra comédia pastelão estrelada pelo rei delas, o excelente Jim Carey. No entanto, o ator já provou que sabe fazer dramas profundos (Brilho Eterno, O Show de Truman e O Mundo de Andy são ótimos exemplos), comprovando a tese sobre grandes comediantes serem antes de tudo, grandes atores.

I Love You Phillip Morris consegue ser ao mesmo tempo uma comédia gay leve (com recorrentes piadas relacionadas ao tema), além de um drama sobre um homem (Carey) que faz tudo para ter a pessoa amada. O foco do filme está menos nos golpes que Steven Russell aplica consecutivamente a fim de alcançar riqueza em curtos espaços de tempo (“gays precisam de muito dinheiro para satisfazer suas vaidades”), e sim na sua relação com o amor da sua vida, o ingênuo e romântico Phillip Morris, interpretado magistralmente por Ewan Mcgregor.  É claro que as cenas de sexo foram amenizadas pelo humor, afinal estamos em Hollywood, a terra dos tabus. Lá os beijos homossexuais são feitos contra a luz, a não ser que sejam entre mulheres – nesse caso, os expectadores aumentam.

Mas não sei exatamente o que foi – se foram as grandes atuações da dupla protagonista (além da curta participação de Rodrigo Santoro, com direito a cena dramática e tudo), ou se foi a abordagem escolhida pelos diretores. O fato é que me comovi com aquela história, além de rir e me divertir em certos momentos. Achei curioso também o fato do personagem se chamar Phillip Morris e não haver uma cena sequer com alguém fumando um Marlboro, por exemplo.  Talvez tenha sido isso. A imprevisibilidade daquele roteiro. Em pouquíssimos momentos pude antecipar o que viria a seguir. São filmes assim que fazem a gente acreditar no cinema, mesmo naquele feito lá em Hollywood.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s