charges, filmes, livros

Adeus Harvey Pekar

Harvey Pekar foi um nobre arquivista americano, natural da cidade de Cleveland. Harvey Pekar foi um quadrinista famoso no meio underground, principalmente com a série “American Explendor” (ou o “Anti-herói Americano”, como foi traduzida por aqui). Harvey Pekar foi um quadrinista que não sabia desenhar. Mesmo assim, através das suas histórias sobre as pequenas coisas da vida, o cotidiano no subúrbio, a rotina no trabalho e os amigos esquisitos, ele conseguiu encantar os olhos do amigo e parceiro de coleções de discos de jazz, Robert Crumb – esse sim, sabia desenhar, e muito. E assim, foram saindo as primeiras edições daquela que seria um marco no universo HQ e na sub-cultura pop daquele “querido” país.

Pulemos para a década passada quando a história de Harvey Pekar virou filme, protagonizado pelo próprio Pekar e o grande ator Paul Giamatti. Quem ainda não viu, corra para uma locadora próxima ou algum torrent no Google.

Harvey Pekar era capaz de arrancar ironias e sátiras de situações normais e do nosso dia-a-dia. No supermercado, ele alertava para o momento crucial de selecionar a melhor fila do caixa: o número de pessoas é sim um fator determinante, porém uma velhinha judia pode atrasar o processo. Nos anos noventa, ele lança uma graphic novel intitulada “Our Cancer Year”, juntamente com sua esposa. Naquele momento ele próprio sofria de um câncer e para ajudar no tratamento, decidiu escrever sobre, com a mesma ironia de sempre.

Hoje o mundo dos quadrinhos ficou um pouco órfão, mas o nome de Harvey Pekar continuará vivo, seja nos traços esquizofrênicos de Crumb, nas dezenas de outros cartunistas que ilustraram suas histórias, ou no cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s