contos, filmes, pseudojornalismo

Avatar 3 é Pura Magia!

Concordo com aqueles que dizem que deveriam existir mais cinemas holográficos no Brasil. Três é muito pouco. Para ver a tão aguardada estréia mundial de Avatar 3 (depois de 10 anos em produção), tive que me locomover até São Paulo, o que levou pouco mais de 15 minutos, visto que os novos aviões da Infraero são realmente muito velozes. O ingresso eu já havia adquirido via PDA, meses antes.

Sentado na minha (confortável) poltrona auto-reclinável, e com o velho saco de pipoca nas mãos – meu PDA me informa que só deveria consumir 70% das calorias dessa pipoca, mas foda-se, hoje é uma ocasião especial. Afinal, essa não é apenas a estréia mundial de Avatar 3, mas a primeira projeção 100% holográfica da história do cinema. Quem que como eu, já havia se impressionado lá atrás, no lançamento do primeiro filme da franquia, em 3D, e depois no segundo (um pouco menos, já que não havia grandes novidades tecnológicas), esse seria o momento de novamente ver o mundo pelos olhos do grande James Cameron. Seus últimos filmes propiciaram uma imersão profunda em universos novos, cheios de invenções e magia. E era isso, que todos aguardavam ansiosamente naquele dia.

Mas antes de falar do filme em si, falarei do cinema. A sala de um cinema holográfico merece um capítulo a parte. Ao invés da tradicional tela branca anexada a parede e das poltronas posicionadas logo a frente da mesma, temos uma espécie de teatro de arena, redondo e ao centro há apenas um enorme círculo preto, por onde são projetadas as holografias. O som vem de todas as direções possíveis, e, além disso, pequenos tremores em cena são sentidos graças ao incrível sistema de auto-shock instalado no chão da sala.

Pois bem, as luzes se apagam e é iniciada a projeção. Já nos primeiros cinco minutos se dá pra notar a enorme diferença tecnológica apresentada e sinto que estamos num marco na história do cinema. A impressão que tenho é de estar vendo um teatro previamente gravado, mas com os melhores efeitos gráficos e sonoros que Hollywood já produziu. E como se não bastasse, os tremores e os movimentos automáticos das poltronas, ajudam a enganar os sentidos, gerando uma sensação de imersão quase que completa (seria caso houvesse odores do cinema) na história ali representada. É verdade, na história não há grandes inovações. Anos atrás os cientistas já comprovaram a impossibilidade de se criar enredos autenticamente novos (os arquétipos, como todos já sabem, também são limitados). Mas o que vale aqui é a experiência. E essa é única.

O cinema voltou a ser o principal responsável pela magia na vida das pessoas. É uma pena que toda essa tecnologia e magia estejam ao alcance de poucos, já que o ingresso de R$80 e a escassez de salas de cinema holográficas não contribuem muito.

James Cameron prova mais uma vez ser o mestre das ilusões no cinema. Em sua sétima década de vida, o diretor e produtor mais bem pago de Hollywood (beirando a casa dos 500 bilhões de euros) ainda consegue surpreender. E muito. Resta agora a indústria cinematográfica se adequar a essa nova realidade, mais virtual do que nunca.

Anúncios

5 comentários sobre “Avatar 3 é Pura Magia!

  1. E aí bro, pelo jeito não deu muito certo com os humanos então eles decidiram enviar os macacos à Pandora, legal. Vou comprar um iPad só para reservar o meu ingresso, muito bom.

  2. Pois é, já que no futuro restaram poucos humanos, eles decidem recriar macacos-homens em laboratórios e envia-los para Pandora, já que assim, a espécie 100% humana e limitada pode continuar segura, em um planeta Terra com os dias contados.

  3. Esse filme está na lista dos melhores filmes que eu já assiti…
    Não existem palavras para descrever o sentimento que inunda nossa tela ao assistir esse filme!

    Uma história de tirar o folego e nos fazer pensar duas vezes em que mundo nós vivemos…
    Nos faz pensar onde queremos chegar…
    Pensamos no conceito das palavras: familia, união, companheirismo, amor, dedicação e etc…palavras essas que não fazem muito sentido nos dias de hoje…

    Um filme que atinge a alma e a consciência das pessoas…ou pelo menos é o que deveria acontecer!!! Comigo foi assim….
    Nota 10 para o filme!

    Abraço,
    Amanda Barrionuevo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s