Dicas Musicais

Artista/Banda da Semana – Cibelle

Se Tom Waits fosse uma mulher e tivesse nascido no Brasil no final dos anos 70, provavelmente ele se chamaria Cibelle. A influência do mestre aparece principalmente nos seus dois últimos trabalhos: The Shine of Dried Electric Leaves (esse com direito a cover, já na primeira faixa), e Las Vênus Resort Palace Hotel, recém lançado e talvez seu melhor disco. Mas o Tom Waits que ela empresta está mais naquele ser teatral, circense, surreal e melancólico, e menos naquele outro ser, mais alcoolizado, mais chorão, presente muito mais no inicio da carreira. É claro que suas influências vêm de outros cantos também: há a suavidade e a espacialidade de uma Bebel Gilberto, há o freak folk de um Devendra Banhart, há a esquisitice eletrônica de uma Bjork, há o tropicalismo de um Caetano, e há a bossa nova de Tom Jobim, outro grande mestre e referência fixa na obra da artista.

Outro detalhe que vale a pena ser destacado, é justamente o cuidado e a preocupação de Cibelle com os conceitos dos seus discos. Cada trabalho possui uma característica própria, uma sonoridade capaz de conduzir o ouvinte a lugares distantes, em viagens oníricas extremamente satisfatórias. Suas canções, com distintas camadas de instrumentação, permitem diferentes leituras, o que é sempre muito bom quando se pretende ouvir o mesmo disco várias vezes consecutivas. Cibelle também consegue algo que pra mim é muito raro de se ver por aí: ao mesmo tempo em que ela consegue ser internacional sem ser world music ou qualquer rótulo exótico, ela também mantém a identidade brasileira até mesmo nas canções que canta em inglês. Selecionei algumas dessas canções, espero que gostem tanto quanto eu. Abraços.

[ Clique aqui para fazer o download ]


Anúncios

2 comentários sobre “Artista/Banda da Semana – Cibelle

  1. é conseguir compor de uma maneira universal, estando antenado com as tendências mundiais, mas sem soar apenas como algo do seu país, que mundo a fora seria facilmente colocado na prateleira “world music”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s