contos

Série “Taxistas Curitibanos” – Episódio #2: Vídeo-game

É notável a evolução que os taxis sofreram ao longo dos anos. Em Curitiba, capital modelo e cidade piloto para centenas de experimentos diversos (dizem que a ovelha Dolly saiu daqui), as mudanças são constantes e bem visíveis. Se nos anos 70 era comum ver frotas inteiras de fuscas, hoje são raros os carros caindo aos pedaços antigos. Nesse dia, entrei em um Meriva, modelo novo, ar condicionado, taxímetro com painel digital com contagem regressiva de mudança de tarifa, além de um moderno GPS.  Na minha breve conversa com o jovem taxista, descobri que ele ainda tinha um DVD retrátil, acionável a apenas um clique de botão. Perguntei se não era proibido, ele disse que até era, mas por isso eles inventaram esse tipo retrátil que pode ser facilmente escondido nas horas indesejáveis.

Mas essa foi toda a conversa que consegui ter com o moço. Logo após ele embarcou numa espécie de jogo de vídeo-game, onde o objetivo era chegar ao destino final no menor espaço de tempo, xingando veículos lentos ou donas-de-casa desatentas que insistiam em cruzar o seu caminho. Suspeito que isso seja culpa da tecnologia e daquele GPS que fazia tudo parecer uma brincadeira de criança. Em certo momento, me senti o personagem do filme “Depois das Horas”, cabelo ao vento e sendo jogado para os lados do taxi em cada curva fechada. Nessas horas você até pensa em pedir para o motorista diminuir o pé, mas lembra que desse jeito, é bem capaz que você consiga economizar alguns reais – o que é sempre legal.

No final do trajeto, me bateu um saudosismo e comecei a lembrar dos fuscas e brasílias que costumava andar, quando ainda era pequeno. Naquele tempo o jogo do momento era de um tal vídeo-game novo, que o pessoal chamava de Atari.  Ironicamente o objetivo do jogo era similar aquele definido pelo taxista maluco. E viva a tecnologia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s