pseudojornalismo

Tiririca Encanta Pela Simplicidade

Longe de mim querer fazer propaganda política a esse gênio da comédia brasileira (ok, pode parecer que é, mas não é), muito menos a qualquer outro político maluco que aparecer por aí. Possuo um verdadeiro asco pela grande maioria, apesar do meu lado positivista acreditar que ainda existam algumas maças boas.

Primeiro gostaria de declarar que sempre fui fã desse cara, esse “ser” que chamam de Tiririca. Pensando bem, no início, quando apareceu aquela maldita famosa música sobre uma tal de Florentina, achei a piada sem graça e extremamente irritante. Mas como o tempo cura certas coisas, mostrando o real valor de algumas pessoas, pude perceber que estava diante de um dos maiores comediantes desse imenso Brasil.

Ficava impressionado toda a vez que ligava a TV (hábito ainda pouco usual) e via aquele sujeito, com sotaque nordestino, bigode, peruca loira e chapéu colorido. Bastava ele aparecer em cena e algo dentro de mim (no bom sentido) me impossibilitava conter o riso. Não era necessária uma piada realmente engraçada ou alguma palhaçada corporal, apenas a presença do cidadão em questão, já me fazia rir como um bebê vendo algum desenho na TV, algo pra ele ainda incompreensível, no ponto de vista lingüístico, pelo menos.

Tiririca tem carisma e muito senso de humor. É aquele comediante nato, algo raro de se ver nos dias de hoje. É o tipo de cara que pode estar discursando no velório da mãe que ainda sim, as pessoas estarão rindo (algo até louvável como estratégia de diminuir a dor). Uma simples foto do maluco já me traz boas memórias (novamente, no bom sentido), de momentos engraçados que na condição de expectador, pude presenciar.

E eis que vem mais um ano eleitoral e vejo lá a propaganda do mais novo candidato na seara dos humoristas (há também a seara dos alimentos, com a mulher-pêra, e por aí vai). Um time de gente “séria” como o saudoso Batoré, ou ainda Pedro Manso, e agora o “mestre” Tiririca.  Leio uma entrevista deste homem e fico pasmo com tamanha simplicidade (ou ingenuidade mesmo). Quando questionado sobre os possíveis projetos que pretende realizar caso eleito, ele divaga “De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos.” O repórter pergunta o que seria feito em favor dos nordestinos, e me surpreendo com a sinceridade na resposta “Acabar com a discriminação, que é muito grande. Eu sei que o lance da constituição civil, lei trabalhista… A gente tem uma porrada de coisa que… de cabeça assim é complicado pra te falar. Mas tá tudo no papel, e tá beleza. Tenho certeza de que vai dar certo.”

Agora me diga, que político falaria algo do gênero em qualquer veículo de comunicação público como esse?  Como disse anteriormente, a simplicidade desse homem me assusta. É como se tivéssemos finalmente um representante do “povo” com a possibilidade de se eleger e fazer algo verdadeiramente bom para esse mesmo “povo”. Mas como sei que a política consegue ser mais engraçada que a própria comédia que vemos na TV, custo a acreditar na real legitimidade de tudo isso e ouso dizer que talvez, essa ignorância toda seja apenas um instrumento de captação de votos, mais uma das inúmeras manobras eleitorais que vemos por aí.

Como comediante, Tiririca ainda tem meu voto de confiança. Na política já é outra história.

Anúncios

5 comentários sobre “Tiririca Encanta Pela Simplicidade

  1. Seria muito bom acreditar que esse é um cara que veio do povo pra fazer as coisas pelo povo. Muita ingenuidade pensar assim. A politica brasileira está tao bagunçada que nao nos surpreendemos com o Tiririca fazendo piada no horário politico. Isso é o maior absurdo da história. Deveríamos ter vergonha e não aplaudir esse cara. Isso pra mim é só mais um ato oportunista, tanto por parte do partido quanto do Tiririca. Não acho que o tal do Francisco Everaldo Oliveira Silva é essa pessoa ingenua como o personagem dele, o Tiririca. Pode soar muito bonita a sinceridade dele ao dizer que nao sabe o que vai fazer (na verdade nem sabe o que um deputado faz), mas como assim???? Esse cara está se candidatando pra que entao? Se eu vou num medico quero que ele saiba o que esta fazendo. Se vou no advogado, quero que ele defenda meus direitos. Se vou na padaria, quero que o padeiro saiba fazer o pão! Mas é típico do brasileiro coroar a ignorancia. Entao vamos votar nele porque ele nao sabe falar direito, não tem dentes e porque ele é engraçado! Ou pior: vamos votar nele pq todo politico é corrupto, ta tudo uma merda entao vou rir com todos os meus amigos pq votei no Tiririca! Esse cara está fazendo a maior piada da história da tv brasileira, mas quem vai rir com ela, nao somos nós. Votando nele estamos perdendo o direito de exigir qualquer coisa dos politicos no Brasil.

  2. Acho que nunca fiquei tão assustado com algo que você tenha dito… estou aqui torcendo para que tudo isso tenha sido uma irônia que tenha passado despercebida pela minha mente ignorante…

    1. Pois é meu caro, realmente acho ele um ótimo humorista e uma pessoa autêntica. Mas é claro que isso não ajudará muito nessa sua nova carreira política (engraçado, nunca pensei que fosse falar isso dele). E é claro que no fim, tudo se provou como sendo apenas mais uma jogada eleitoral, como disse no final do texto.

      O que me impressionou depois foi essa história dele ter falsificado sua assinatura para comprovar sua suposta alfabetização. Caso isso seja mesmo confirmado, será uma vergonha ainda maior (além do fato dele ter sido eleito, é claro).

      1. Eu nunca imaginei que você iria achar uma boa idéia ele ser deputado, só me impressiona o fato de alguém achar esse cara engraçado.

        Eu entendo o fato da vida dele ter sido dura, ele é um vencedor de uma maneira ou de outra, sem dúvidas, quantos tantos na pele dele não teria descambado pro submundo, não é?

        Só me assustei quando li que você acha esse beócio (to com essa palavra na cabeça essa semana, já a usei algumas vezes) engraçado. Foi realmente surpreendente pra mim hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s