Dicas Musicais

Artista/Banda da Semana – The Band

Foto: Elliott Landy

Ouvi pelo menos duas histórias sobre “A Banda”. A primeira delas é que os caras tinham decidido se chamar “The Band” apenas por serem constantemente a banda de apoio de vários cantores (entre eles, Ronnie Hawkins, mais notadamente). Para esses músicos eles eram apenas “a banda” de apoio deles. A outra eu li em um livro de um fotógrafo norte-americano chamado Elliott Landy, responsável por fotos clássicas de artistas consagrados, entre eles Bob Dylan, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison e a própria “The Band”. Diz ele que os membros da banda lhe disseram que o nome “The Band” era justamente uma forma de oposição ao estrelismo artístico vigente na época (e ainda mais presente nos dias de hoje), onde o nome do artista passa a ser mais importante que a própria arte executada pelo mesmo. Pra eles, a música deveria vir em primeiro plano e que bom que tem gente que pensa assim.

Aclamados por críticos e músicos, The Band não fez tanto sucesso comercial assim, talvez pelo próprio fato deles não estarem interessados nisso.  O fotógrafo do livro também os descreve como pessoas com uma certa elevação espiritual, profundos conhecedores da vida e extremamente ligados a família e suas raízes. E talvez seja por isso que isso tudo seja refletido na música dos caras: honesta, orgânica e capaz de lavar a alma daqueles que se propõe a senti-la.

As influências vão desde o bom e velho rock´n´roll do início dos anos 50, até o folk e o country-rock praticado nos anos 60.  A banda costumava ensaiar em um porão da famosa “casa rosa” (cenário da foto desse post), tema, aliás, do primeiro disco da banda (“Music From Big Pink”), onde os músicos trocavam de instrumentos como quem troca de roupa em algum camarim da MTV. Em pleno Woodstock, os caras ainda tiveram a sorte de ser “a banda” de Bob Dylan, na época recluso após seu acidente de moto e passando mais tempo com a mulher e filhos.  Quem ainda não teve a chance de ouvir a coletânea “The Basement Tapes: Bob Dylan and The Band”, corra pra alguma loja próxima ou algum torrent mais perto ainda. Esse trabalho aliás, foi considerado o primeiro disco oficialmente pirata, posteriormente abrindo portas para milhões de outros, mas isso é assunto pra outro post. Fiquem agora com a música pura de The Band, eles merecem e você também.

[ Clique aqui para fazer o download ]


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s