contos

Série “Taxistas Curitibanos” – Episódio #3: Ecotaxis

Eis que chego de mais uma viagem de negócios (que nada, foi só a passeio mesmo), e logo no saguão do aeroporto dessa cidade maravilhosa “ecológica” me deparo com a mais nova novidade do momento (tambores são soados nessa hora): táxis elétricos! OK, na verdade é apenas um táxi elétrico, mas tudo bem. Aliás, é um nada, ele é o primeiro táxi elétrico do Brasil! (mais tambores)

Logo descubro que conseguirei 20 reais de desconto na minha corrida, caso eu pague antecipadamente pelo trajeto. A moça me diz que preciso esperar alguns minutos, já que o veículo se encontra “ocupado”, retornando em breve ao aeroporto e ao meu dispor. Tudo bem, posso esperar, afinal essa será uma experiência única, não é mesmo? Não que seja como um passeio ao Beto Carreiro World ou qualquer coisa assim, mas algo me diz que valerá a pena.

Depois de esperar 15 minutos e ouvir umas três ou quatro canções no meu mp3, um taxi meio esquisitão, com um degrade de amarelo pra laranja e umas folhas brancas com contornos verdes se aproxima. Silencioso, educado, como todo bom curitibano.

Segundos depois de adentrar o veículo, já percebo uma energia tranqüila no ar, uma espécie de atmosfera zen que emana naquele ambiente. O taxista me dá boa-tarde em um tom de voz digno dos padres de antigamente ou dos monges tibetanos acostumados com o silêncio.

Realmente todo aquele papo sobre carros futurísticos extremamente silenciosos começou a fazer sentido pra mim naquele instante. Sinto como estivesse andando em uma esteira de aeroporto, sem se preocupar com o final dela, já que táxis normalmente têm motoristas responsáveis por esse tipo de preocupação.

Pergunto quanto tempo dura “a bateria” e ele responde “120 km”, hesitando brevemente antes de afirmar algo tão absurdamente sem sentido quanto aquilo. Não sei por que, mas me lembrei dos primeiros celulares que necessitavam novas recargas a cada par de horas. Deve ser isso, penso eu – a tecnologia ainda está engatinhando. Ouvi dizer que até a Copa de 2014 a gente chega lá.

Um comentário sobre “Série “Taxistas Curitibanos” – Episódio #3: Ecotaxis

Deixe um comentário

