pseudojornalismo

Qual é o Problema com Médicos Hoje em Dia?

Chego no horário previamente agendado, mostro minha carteirinha do plano de saúde e a moça pede pra aguardar. Olho para as cadeiras ao redor e todas estão ocupadas por velhinhas simpáticas. Duas conversam em alguma língua que não consigo definir. Chutaria romeno. Estou em uma clínica cardiológica – talvez isso explique a idade avançada daquelas pessoas. Espero do lado de fora.

Começo a reparar no tempo de cada consulta e percebo que elas não passam de 10 minutos. Sim, 10 minutos. Menos tempo de espera, penso em um primeiro momento.

Após 20 minutos e três pacientes, o doutor me chama. Informo meu problema, ele pergunta se eu tinha bebido, digo que não, ele pergunta se fiz algum exame de sangue recentemente. Enquanto detalho melhor meu problema (mesmo sem ser perguntado), ele preenche uns papéis timbrados e logo diz que precisarei fazer tal e tal exame.

Ele me pede pra sentar em uma maca, enquanto escuta meu coração. Diz que aparentemente tem algum probleminha ali e me diz pra voltar assim que os exames fiquem prontos.

Pergunto se preciso mudar meus hábitos, alimentação, coisas assim. Pergunto se preciso parar de beber e fumar e ele enfático diz “sim, claro, pare com tudo isso”.  Evite coca-cola também.

Ok doutor, só me explique por que você só me disse isso depois que eu te perguntei a respeito. Quer dizer então que se eu não tivesse feito essa pergunta, eu voltaria pra casa, beberia, fumaria e pelo jeito isso tudo me faria muito mal.

Alguém me explique, qual é o problema desses médicos de hoje? O que são essas consultas de cinco minutos? Eu realmente preciso interrogar meu médico para saber o que devo ou não fazer? O que aconteceu com aqueles médicos que se interessavam pelo seu histórico familiar, seus hábitos, sua alimentação e tudo que pudesse dar alguma pista a respeito do seu possível problema? Hein?

E eu ainda preciso entregar meu coração pra esse cara?

3 comentários sobre “Qual é o Problema com Médicos Hoje em Dia?

  1. Os médicos são o maior exemplo do caminho que essa sociedade está seguindo!!
    95% dos médicos são hipocritas, dinheiristas, e não entendem nada de medicina! São apenas peça dos sistemas, sabem analisar maquinas! nem sequer nos olham no olho!

    Sugiro que vc procure outro médico, alguem da sua familia ou próximo a ela seria importante!

    Excelente texto!
    vou enviar por email para meus contatos!

    bjs

  2. É, tenho constatado isso atualmente também. O plano de saúde virou uma obrigação, então somos reféns desses planos, que pagam muito mal os médicos, que quanto mais pacientes atenderem por dia mais podem tentar se aproximar do que ganhavam outrora.

    A consulta é baseada somente em exames, é como se os médicos passassem o trabalho pra frente, para os laboratórios.

    Pra piorar a cada semestre milhares de novos médicos se formam no país, e muitos com uma tendencia a receitar antibióticos por qualquer besteira.
    Também o preço dos planos de saúde é um abuso, e com certeza poderiam repassar mais do valor aos médicos.
    Etc. etc.

    Coca-cola é isso aí!

Deixe um comentário

