contos

Pedro José Retorna A Velha Casa

Em seu último dia em território colombiano, Pedro José despertou cedo. Preparou duas arepas – uma com queijo branco e outra com arequipe. Para acompanhar, tomou uma xícara de café puro, ou tinto, como eles chamam. Saiu pra passear em direção ao estádio, seguindo a carreira 70. Conversou com um vendedor de chapéus e depois com um hippie que vendia pulseiras e colares. Antes de chegar na estação de metrô próxima ao estádio, reparou no cego que todos os dias pedia moedas aos transeuntes, sempre no mesmo semáforo. Perto do meio-dia, comprou um palito de queijo e tomou uma avena caseira.

Dez anos se passaram desde que Pedro José havia deixado seu país. Agora era chegada a hora de regressar, rever os amigos, o pai e a mãe, e a casa que costumava morar. Estava um pouco nervoso, pois não sabia o que iria encontrar. Desde que partira, raramente lembrava de como era sua vida no Brasil, mas nesse dia todas suas lembranças povoaram sua mente. Apesar do longo período distante, Pedro José não possuía arrependimentos. Saiu porque precisava mudar. Saiu porque precisava buscar algo novo. E isso bastava.

O retorno parecia cada vez mais difícil, o que o fez postergar a data diversas vezes. No almoço, comeu uma bandeja paisa, com ovos ao invés da carne. Para beber, escolheu um suco de mora. As horas passavam, e sem que percebesse, seu voo se aproximava e era hora de despedir-se daquele país que o fez transformar no novo homem que agora ele representava. Um homem certamente diferente daquele de dez anos atrás, com novos sonhos e ambições e que agora retornava a velha casa, para construir uma vida própria e independente, sem se importar com nada mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s