idéias, pseudojornalismo

Eleições 2012: Imagem X Conteúdo (A Velha Batalha)

Em época de eleições, me lembro do DVD do Caetano, em que ele diz que não quer ser maquiado pra não “ficar com cara de político babaca”. Pois bem, nesse outubro depressivo que está por vir, pelo menos dois candidatos a prefeitura de Curitiba parecem cair nesse conceito de “político babaca”: Luciano Ducci e o filho do Ratinho, que nem convém dizer seu verdadeiro nome, já que ele é apenas… o filho do Ratinho.

O terceiro, também bem cotado nas pesquisas se chama Gustavo Fruet e pelas propagandas que vejo por aí, é o único que parece estar sem maquiagem ou photoshops milagrosos.  Longe de mim querer fazer campanha pro mais feio, calvo e com cara de sério, até porquê ando distante da política desde criançinha, quando fazia campanha pro Lula naquela histórica eleição do Collor. Lembro que depois que o colorido ganhou e depois sofreu um impeachment, também histórico, era praticamente impossível encontrar alguém que tivesse votado no Collor, e aí você ficava pensando: “mas se ninguém votou, como ele ganhou?”.

Constrangimentos à parte, o fato é que levou longos anos até que o barbudo chegasse ao poder e fizesse um monte de merda também, mas lembrando bem ele só ganhou depois que resolveram investir na sua imagem. Saiu a roupa velha e a barba mal feita, ainda escura, e entrou um terno chique, gravata vermelha e barba agora bem feita e grisalha, demonstrando sinal de maturidade, confiança (?) e de um provável apoio da Rede Globo.

Que vivemos em tempos onde a imagem fala mais do que a sede ou qualquer outra coisa, já estamos cansados de saber, só resta saber se o olhudo, feio e careca da propaganda tosca tem realmente alguma chance nas urnas de outubro. Pelas pesquisas, parece que sim.

Detesto ter que votar por eliminação, mas esse parece ser o caso que se repete a cada quatro anos. Tem sempre aquele amiguinho do ex-prefeito que antes de ser vice você nunca ouviu falar, aquele outro jovem e montado na grana do papai ou de alguma grande empresa e um terceiro, que parece ser mais honesto, apesar de feio e chato, como todo bom político.

Ah, que saco, como eu odeio eleições.

Anúncios

2 comentários sobre “Eleições 2012: Imagem X Conteúdo (A Velha Batalha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s